quinta-feira, 27 de junho de 2013

Krav Magá

A concepção do Krav Maga revela um caminho que permite qualquer um exercer o direito à vida, mesmo no cenário violento que nos rodeia. É a única  luta reconhecida mundialmente como arte de defesa pessoal e não como arte marcial.

Sua técnica visa impedir que o ataque atinja o alvo e ao mesmo tempo simplifica e aumenta a força dos movimentos do contra-ataque. Racionaliza matematicamente os movimentos de ataque e defesa, utilizando a transferência de peso e a força de explosão; potencializando a ação independentemente da força física.

Todos os movimentos do Krav Maga são montados sob a motricidade natural do corpo humano; e são muito simples, o que facilita a ativação de uma reação em situação de perigo e surpresa. Os movimentos são curtos e, por conseqüência, rápidos.



No processo pedagógico do aprendizado do Krav Maga, utilizamos um sistema de graduação por cores de faixas e em cada graduação encontramos diferentes exercícios com níveis gradativos de dificuldade. Já os cursos para o ramo de segurança, não obedecem a este sistema; seguindo uma divisão em módulos, específicos para cada tipo de trabalho.






Imrir Lichtenfeld (Sdeor), nasceu em 26 de maio de 1910 em Budapeste, centro do império austro-húngaro. Cresceu e se criou em Bratislava, capital da Eslováquia.
Seu pai, Samuel, foi chefe do serviço secreto local e instrutor de defesa pessoal e técnicas de imobilização da polícia secreta; condecorado e conhecido como o detetive que mais prendeu criminosos perigosos. Imi acompanhava seu pai, sugerindo movimentos e técnicas que quando utilizadas pelos policiais funcionavam com grande eficácia.
Imi no auge como atleta
Seu tio era médico e isso garantia acesso aos livros e ao conhecimento sobre o corpo humano. Incentivado por seu pai, Imi começou a praticar várias modalidades de esportes e já em 1928 e 29 venceu vários campeonatos europeus de luta livre greco-romana e no mesmo ano tornou-se campeão de boxe. Na década seguinte, Imi concentrava-se na luta-livre greco-romana como atleta e instrutor conquistando várias medalhas em competições nacionais e internacionais. Sua formação tinha como base a lei, a medicina e o esporte.

A partir de meados dos anos trinta a vida em Bratislava já não era a mesma. Pouco a pouco, grupos fascistas e anti-semitas ganhavam espaço e transformavam a vida do país. Confrontos de rua, perseguições e morte eram a nova realidade. Imi tornou-se líder de um grupo de resistência que lutava contra os grupos fascistas. Entre os anos 1936 e 40, participou de inúmeros e violentos confrontos, sozinho ou em equipe. Imi e seus companheiros enfrentaram centenas, milhares de inimigos em uma guerra cruel e desigual. Todos esses acontecimentos e vivências pessoais de Imi trouxeram como conseqüência o fortalecimento de seu corpo e espírito, preparando-o para os acontecimentos que ainda estavam por vir, e plantaram as sementes que germinaram resultando na criação do Krav Maga.


Em 1989, recebeu de Imi a mais nova e importante missão, que abraçou como objetivo de vida: Introduzir o Krav Maga no continente sul americano, desenvolvendo a obra de Imi com integridade e fidelidade. E assim, chegou ao Brasil em 18 de janeiro de 1990. Estabeleceu-se na cidade do Rio de Janeiro e fundou a Associação Brasileira de Krav Maga, reconhecida pela Secretaria de Esportes e Ministério de Educação. Como primeiro faixa preta a sair do Estado de Israel para cumprir a missão a ele confiada, deu início ao trabalho e com muito sucesso. Surpreendeu a todos, até mesmo a elite do exército e polícia pela objetividade e eficiência do Krav Maga e sua inquestionável competência como instrutor e entendedor do assunto.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Jiu-Jitsu

Continuando com as aulas de MMA, tive a oportunidade de dar aula de Jiu-Jitsu para a turma...

O que é?
O jiu-jitsu, é uma luta de domínio, onde o objetivo é vencer seu adversário através de chaves de articulações e estrangulamentos, fazendo o mesmo desistir.


História
Originalmente fundado no Japão, um dos primeiros mestres foi Mitsuyo Maeda (Conde Koma), que vindo do Japão para o Brasil, foi naturalizado brasileiro com o nome de Otávio Maeda. No nordeste, conheceu a família Gracie, onde começou a passar seus ensinamentos para o Carlos Gracie, irmão de Hélio Gracie, que posteriormente, ao ver seu irmão mais forte sempre lutando e impedido de lutar contra por ser muito fraco e franzino, começou a adaptar o jiu-jitsu conforme o seu biotipo. Surgindo o jiu-jitsu brasileiro, criado por Hélio Gracie, através do sistema de alavancas, onde não importaria o tamanho nem a força do seu adversário, e sim a técnica perfeita.

UFC (Ultimate Fight Championship)
O UFC foi fundado em 1993 pela família Gracie, mas por quê?
A família Gracie desde seu início queria provar para o mundo que o jiu-jitsu brasileiro era a melhor modalidade de combate, para provar isso, eles provocavam e intimidavam grandes lutadores de diferentes modalidades pelo Brasil, através de publicações em jornais e anúncios pelas cidades, desafiando todos a lutarem contra os Gracie por dinheiro. O UFC foi uma forma de atrair lutadores do mundo todo e de diferentes modalidades para lutarem contra o Royce Gracie, na época, o irmão mais franzino da família Gracie, que a representou e venceu as 03 primeiras edições do UFC.


Aula Prática
Na aula prática, de aquecimento, foi realizado apenas 03 exercícios específicos de BJJ:

Fuga de quadril

Abdominal caminhando (tronco-quadril)


 Flexão de braço deslocando lateral (abrindo e fechando)

A primeira técnica que foi passada foi uma passagem de guarda alta, que é uma saída da guarda de alguém, conforme a foto ao lado:







 

Nesta passagem de guarda, ficamos de pé, e deixamos a gravidade fazer sua parte, fazendo o adversário por baixo abrir a guarda, com isso, só empurramos a perna dele para baixo e passamos indo para o lado dele...








Ao chegarmos ao lado do adversário, chegamos
na posição de 100kg, onde dominamos o adversá
rio por cima, soltando nosso peso em cima dele impedindo que ele saia.
Ao dominarmos o braço dele com o pescoço, iniciamos o estrangulamento chamado Katagatame.                          


  Ao passarmos nosso corpo sob o adversário até o lado dele, ainda com o pescoço e o braço dele preso, estamos com a posição encaixada. Para finalizarmos, apenas contraímos nosso bíceps e antebraço, diminuindo o espaço em que o pescoço do adversário está preso, e com isso, começamos a interromper a passagem de sangue pelas artérias carótidas que vão para o cérebro do adversário, estrangulando-o.


Por último, realizamos o clássico Arm-lock na montada, que é uma das técnicas mais conhecidas e utilizadas pelos lutadores de jiu-jitsu, como os de MMA. Ao lado um vídeo explicando a técnica.








 Por fim, realizamos a sequência inteira desde o começo, foi explicado que existem várias técnicas e várias sequências, que na aula foi passado apenas uma das possibilidades do que é esse xadrez humano.

Graduação do jiu-jitsu

Documentário completo história jiu-jitsu e família Gracie:

 

Por hoje é só! Nossa última aula será Krav Magá!
OSS

Muay Thai

Na última aula de Lutas, tivemos aula com a aluna Bruna que já fez muay thai, nos passou um pouco sobre...


Muay thai - Luta das 08 armas

O Muay thai, é uma luta de percussão, originada na Thailândia e onde é considerado esporte nacional. As 08 armas, são 02 punhos, 02 cotovelos, 02 joelhos e 02 canelas, que são a base para as técnicas da arte, que a torna tão eficiente em combate.

Existem também muitos rituais realizados antes das lutas, onde os atletas fazem várias reverências no ringue antes de começar a luta, e é muito comum isso até hoje, principalmente na Thailândia e no Oriente em geral.

Competidor fazendo ritual antes da luta

Na nossa aula prática, fizemos um aquecimento com polichinelo, repulsão solo, abdominal. Em seguida aprendemos o jab, direto, cruzado, e o upper (socos característicos do boxe tradicional) que também são usados no muay thai. Em seguida aprendemos o chute circular, joelhada frontal, e a cotovelada descendente.


Começamos a fazer sequências de socos, chutes, joelhadas e cotoveladas, até passar por todas as técnicas aprendidas em uma sequência.

Após o aprendizado das técnicas básicas, foram feitas 03 estações, uma de joelhadas, outra de chutes, e outra de socos, onde ficava uma pessoa segurando o aparador de chute/soco e os alunos em fila para realizar os golpes.

Por fim, foi feita a tradicional "sombrinha", que é uma simuação da luta de muay thai, onde não existe o contato, ou existe apenas de forma sútil, ou seja, apenas a movimentação da luta.

Abaixo temos o sistema de graduação brasileira de muay thai. A graduação é definida com o "Kruang", que fica no braço dos lutadores nos treinos e lutas.

Kruang do muay thai

Sistema de graduação de muay thai no Brasil

Abaixo um highlight do K1, com o lutador profissional Thailandês Buakaw por Pramuk.