Conceito:
Kara: Vazio
Te: Mãos
Do: Caminho
O Karate teve seu início em Okinawa no século XVII, por influência da China, através do Bodhidarma, criando o TODE (TO: Vazias; DE: Mãos). Funakoshi Gichin e Miagy migraram para o Japão criando o estilo Shotokan e Goju-Ryu no século XX, com intuito de apresentar ao imperador, exército e em universidades. Funakoshi hoje é considerado o pai do karate moderno.
Símbolo do Karate Shotokan. |
Elementos Técnicos do Karate:
1. Saudação 3. Luta (Kumite)
2. Fundamentos 4. Forma (Kata)
Pontuação básica no Kumite:
- Sanbom: Chute na cabeça com finalização de soco
- Nihon: Combinação de 02 socos ou 02 chutes
- Ippon: 1 Soco
* No Karate, se um competidor realizar um golpe muito forte a ponto de nocautear seu oponente, ele é automaticamente desclassificado. Assim como outros golpes com força excessiva causam penalidades.
Principais estilos do Karate!
Os 04 principais estilos são:
- Shotokan
- Wado-Ryu
- Shito-Ryu
- Goju-Ryu
Atualmente existem mais de 25 estilos de Karate. Cada estilo muitas vezes é uma linhagem ou adaptação de um estilo já existente. Eles tem adeptos próprios e um programa específico de graduações (enquanto forma de verificar o desempenho e o desenvolvimento dos alunos).
Kumite
A luta, chamada de ''Kumite'', é organizada por idade, sexo, peso e graduação. O tempo de luta é de 3 minutos para homens e 2 minutos para mulheres e juniores. Cada golpe bem executado faz o competidor receber um número de pontos de acordo com o golpe. A cada ponto recebido os competidores devem voltar aos seus lugares para que a luta recomeçe.
Kata
O competidor executa uma série de movimentos coreografados, como se estivesse lutando com um competidor imaginário. O que é avaliado no Kata é a precisão dos movimentos, respiração, força, coordenação, ritmo, equilíbrio, concentração e compreensão dos movimentos.
Aula Prática!
Saudação: No Karate, a saudação é feita ajoelhando-se e fazendo um triângulo no chão com as mãos e abaixando-se.
Começamos o aquecimento fazendo uma brincadeira onde todos corriam livremente, e quando a professora falava uma parte do corpo, todos deveriam encostar na determinada parte de outra pessoa.
Após o aquecimento, foram aprendidos os primeiros golpes com as mãos, conforme imagem ao lado. O nome deste golpe em japonês é Chokuzuki.
Em seguida do soco, aprendemos o primeiro chute, que é um chute frontal onde acertamos com a sola do pé, e também existe um deslocamento do quadril para maximizar a potência do chute. Este chute se chama Maegeri.
Não adianta aprender a atacar, mas não saber como se defender do ataque! Por isso, aprendemos a defesa básica do soco.
Após aprender a defesa do soco, nos separamos em duplas e colocamos em prática como uma ''sombra''. Enquanto um atacava, o outro defendia, após algumas repetições, os papéis se invertiam.
Jogo: Camisas Claras vs. Camisas Escuras
Para terminar, a sala foi separada em duas equipes, os de camisas escuras contra os camisas claras. O jogo era uma espécie de Jokempo humano, onde Soco ganha de Chute, Chute ganha de Defesa de Soco, e Defesa de Soco ganha de Soco. As equipes se reuniam e decidiam qual técnica iriam usar na rodada. Ao comando da professora (Hajimê: Começar!), as equipes executavam as técnicas ao mesmo tempo!
Curiosidade: Atualmente, o número estimado de membros afiliados à clubes, associações e grupos filiados ao WKF (World Karate Federation) é de 50.000.000!
Fonte:
Stubbs, Ray. The Sports Book. 3ª Edição. Londres: Dorling Kindersley Limited, 2011. pg 218-221.
URBINATI, K.S. . Karate-do: a arte das mãos vazias. In: Emerson Franchini; Fabricio Del Vechio. (Org.). Ensino de lutas: reflexões e propostas de programas. 1 ed. São Paulo: Scortecci, 2012, v. 1, p. 106-143.
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