A preparação física constitui-se pelos métodos e processos de treino, utilizados de forma sequencial em obediência aos princípios da periodização e que visam a levar o atleta ao ápice de sua forma física específica, a partir de uma base geral ótima.
(TUBINO, 1979) Para entendermos pedagogicamente a correta aplicação da preparação física, devemos nos aprofundar nos princípios básicos ou princípios científicos do treinamento desportivo, que são:
- Individualidade biológica
- Adaptação
- Sobrecarga
- Continuidade
- Interdependência volume-intensidade
- Especificidade
Estes princípios, uma vez bem assimilados, permitem que o preparador físico consiga criar seus próprios métodos e técnicas de preparação física. (DANTAS, 1998)
A preparação física no Karate, assim como em outros esportes de combate, se baseiam principalmente no evento para que o atleta está sendo treinado, relação esforço:pausa, tempo de luta, quantidade de lutas do evento, sistemas energéticos e as técnicas que se assimilarão à modalidade. Conforme exemplo abaixo para o Karate:
- Esforço:Pausa Karate = 10:30'' (Para cada 10 segundos de esforço, temos 30 segundos de recuperação ativa)
- Tempo de luta = Homens: 3' / Mulheres: 2' (O tempo de luta será o tempo em cada série de exercícios)
- Nº de lutas na competição = Pode ter de 08 a 10 lutas, depende da competição (A quantidade de lutas na competição será a quantidade de séries do treino)
- Recuperação/Pausa ativa = Saltitos (Descanso após cada série)
- Técnicas = Golpes da modalidade (Execuções durante as séries)
- Tempo de recuperação = >3' Anaeróbico / <3' Aeróbico (Tempo de recuperação entre as séries. Conforme a periodização e o sistema energético a ser trabalhado, será definido qual tempo recuperativo)
Lembrando que como o Karate é uma modalidade que exige muita velocidade (força explosiva), é muito recomendada a utilização de exercícios pliométricos nas preparações físicas dos atletas. Pois está diretamente relacionada com o desempenho que esta modalidade exige.
"O termo pliometría se utiliza para descrever o método de treinamento que busca reforçar a reação explosiva do indivíduo como resultado de aplicar o que os fisiologistas denominam "ciclo estiramento-encurtamento, ou seja, um rápido alongamento da musculatura seguido de uma rápida ação concêntrica, sendo um exercício que combina força e velocidade para produzir potência." (Fleck S. J. e Kraemer W. J.)
Abaixo um vídeo da preparação física do atleta David Dubo (Campeão Mundial de Karate em Kumite), seguindo os conceitos de vários exercícios resistidos e pliométricos.
Fonte:
DANTAS, Estélio H. M., A prática da preparação física. 4ª ed.1998. Pg 43
Leandro Paiva. Pronto pra guerra. 1ª ed. 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário