quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Aula 1 - Classificação das lutas

Conceitos

Artes Marciais - envolve uma Filosofia e uma Cultura ;

Lutas - Envolve uma técnica, tática , adversário,mutualidade;

Esporte Combate- envolve uma instituição, regras, ranking.

1 Origem 

Ocidente: A luta Greco-romana que antes era chamada de Pancrácio e , também o Pugilato ( algo muito parecido do o Boxe).

Oriente: surgiu com Bodhidarma ( China) , utilizando inicialmente a dança indiana, a respiração do Yoga e  imitação dos movimentos dos animais.




Ações Motoras


As lutas podem ser de PERCUSSÃO , ou seja o toque direto no adversário;
DOMÍNIO: são as lutas de agarrar, geralmente lutas de solo por exemplo Jiu-Jitsu;
MISTAS: lutas com as duas variações MMA.



Distâncias


CURTA - lutas de domínio (Jiu-Jitsu)
MÉDIA - lutas de percussão(Muay thai)
LONGA- lutas com objetos (kendo)


A iniciação nas lutas podem ocorrer de duas formas, consideramos que a primeira forma completa a segunda e causa uma socialização maior entre os alunos, tais processos são MACRO que é uma atividade(na maioria das vezes lúdica) com todo o grupo e MICRO atividade em duplas.

Atividade 1 - Tocar e proteger-se

O objetivo é tocar o ombro do colega e não permitir que o seu seja tocado, quem for tocado fica parado no lugar ou "colado" até que um colega se aproxime e passe entre as pernas, como se fosse Mãe cola americano.Na sequência são delimitadas outras partes do corpo como joelho, calcanhar.


Atividade 2-  Esquema corporal com o jornal

São distribuídos folhas de jornal, uma para cada aluno, tendo que caminhar pelo tatame equilibrando a folha com determinadas partes do corpo, mão, cabeça, barriga entre outras.

Atividade 3- Alongamento com o jornal

Os alunos ficam em seu espaço pessoal levando a folha de jornal na direção do alongamento estipulado.
Cima, baixa, lado,diagonal;

Atividade 4- Fazer uma luva com a folha

Os alunos utilizam de sua criatividade para fazer uma luva da forma que quiser( amassar, dobrar); no primeiro momento a brincadeira envolve todos os alunos, que entre si tentam tocar as partes do corpo do outro e também se proteger, caracterizando uma brincadeira MACRO e de PERCUSSÃO

Atividade 5- Tocar em duplas

Formam-se duplas, agora  o objetivo é tocar o ombro do colega e não permitir que o seu seja tocado. Agora MICRO, distância média  e de PERCUSSÃO.


Atividade 6 -  Roubar jornal

Os alunos em duplas, a folha de jornal é amassada e colocada entre os dois que estão de joelhos um de frente para o outro, na contagem regressiva de 3 os dois tentam pegar a folha, quem conseguir tenta se proteger do colega que tentará recuperá-la. As duplas podem ser trocadas a cada rodada, essa brincadeira tem características de DOMÍNIO, distância curta  e MICRO(porção menor de uma atividade).

Atividade 7 - Esgrima

Agora o objetivo é fazer uma espada com a folha de jornal e tentar acertar no abdomem do colega e se proteger. Brincadeira de longa distância MICRO e PERCUSSÃO.

Atividade 8- Alongamento

O alongamento pode ser ministrado pelo professor, de forma variada.


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