quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Resenha: Lutas e seu conceito


Resenha - Lutas um conceito.

As lutas têm um papel fundamental na história da humanidade , tendo resgistros desde 2300 A.C  com a figura dos seis meninos lutadores e 1300 A.C  torneios realizados ambos no Egito.
As lutas sempre foram uma marca na civilização, representando os combates e conflitos. Antes eram mais utilizadas como meio de guerra , porém com o aperfeiçoamento das armas de fogo  a luta ficou um pouco de lado, uma vez que as armas decidiam mais rápido os combates .
No oriente as lutas são lendárias, surgindo com BodhiDharma  um grande personagem e praticamente o autor das  primeiras técnicas.
No ocidente foram os gregos que criaram as primeiras competições com regras e realizando os torneios, principalmente nas Olimpíadas que ocorriam a cada quatro anos  , com as modalidades de pankration, boxe  e pentatlo.
Porém os romanos utilizaram as lutas de uma forma mais agressiva, a exemplo dos gladiadores que lutavam por sua glória honra e principalmente por sua vida.
A busca pelo conhecimento e aprendizado  nas lutas tem alcançado alguns âmbitos como:
Escolas: na escola o ensino de lutas e artes marciais ainda é limitado e voltado apenas a técnica;
Não escolar: nas academias, com o objetivo de aprendizagem técnica, preparação física, estimulo ao corpo( força, agilidade), ou também com objetivos de alcançar torneios exames de graduação entre outros;
Esportivo: objetivo de aprimorar a  técnica, tática , preparação física e orgânica do atleta, para eventos de lutas como torneios  e exames de graduação;
As lutas entram também na universidade com a divisão de graduação e licenciatura, tendo uma diferença entre os dois modos em que o licenciado vai partir para o âmbito escolar, trabalhando com a iniciação esportiva pratica e teórica, apresentando de forma  superficial . Já o profissional  do bacharelado trabalha com a preparação física direta de atletas para competição, não necessariamente tendo a vivencia da pratica o que ocorre com a maioria .
Um grande fator negativo é que a maioria dos professores de universidades  estão intitulados pelo fato de terem a vivencia e serem ex atletas , o que não  significa que o mesmo tem todo o conhecimento técnico, biomecânico ,fisiológico e anatômico para corresponder completamente as tais exigências do esporte . Geralmente acontece que apenas um estilo de luta é favorecido ( aquele que o professor tem mais vivencia).
Alguns autores justificam que as lutas devem ser uma disciplina curricular na educação física escolar, pois estimulam a socialização entre os indivíduos , e também podem trazer melhoras significativas no aprendizado motor, como, coordenação , equilíbrio, motricidades, noções temporô-espaciais , força e além de causar estímulos em si e em seus companheiros mutuamente.

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